terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atendendo crianças

Depois de um longo período sem postar nada, estava pensando sobre o que escrever quando me deparei com um problema: atender criança.

Calma, o problema não é atender a criança, até porque gosto muito de crianças! Mas que material utilizar num atendimento infantil... Fui pega de surpresa com a chegada da criança, pois atualmente atendo basicamente adultos (simplesmente porque esta tem sido a procura). Bom, o caso é que lá fui eu montar minha caixa lúdica para atender e... O que se coloca mesmo na caixa lúdica?? Confesso que fiquei pensando se não estava esquecendo nada e fui procurar na internet um texto que falasse da montagem da caixa. Minha surpresa é NÃO ACHEI um que me ajudasse! Pelo contrário, achei algumas pessoas que também estavam atrás dessa informação... E aqui estou eu, olhando os textos da faculdade e alguns livros atrás disso...

Primeiro quero dizer que a postagem é um guia para os aflitos como eu e não uma determinação do que é certo ou errado, mesmo porque o conteúdo da caixa irá variar de acordo com a idade da criança, com as condições da sala e com as condições e necessidades do terapeuta. Sugestões, comentários e opiniões são sempre bem-vindos!

Certo, vamos lá! Estou usando como texto base o capítulo "A hora de jogo diagnóstica" (referência abaixo), ok?
As autoras propõem que a caixa tenha materiais estruturados e não estruturados como:
  • papel
  • lápis e cor e preto
  • giz de cera
  • tesoura sem ponta
  • massa de modelar de diversas cores
  • borracha
  • cola
  • apontador
  • barbante
  • bonecos
  • bonecos de animais selvagens
  • bonecos de animais domésticos
  • carrinhos
  • aviõezinhos
  • xícaras, píres e colherinhas
  • cubos de tamanho médio
  • giz
  • bola
Elas propõe que a caixa fique aberta e que o material fique fora da caixa, acessível para a criança.

Eu incluí nesta lista, jogos adequados à idade da criança (dominó, dama, jogo da memória, senha, cara a cara, etc), que me permitem verificar a reação da criança ao perder/ganhar um jogo e o raciocínio que utiliza para jogar (estratégias, uso ou distorção das regras, etc).

Além disso, estou usando o livro "Descobrindo Crianças" da Violet Oaklander, que dá idéias incríveis de formas de acessar o mundo infantil e, da leitura do livro, surgem outras idéias de materiais a serem acrescentados na caixa, dependendo da queixa, da idade da criança e da "personalidade" (mais agitada ou tranqüila, gostos, brincadeiras prediletas, etc).

Espero que essa postagem dê uma luz a quem precisa e estimule o atendimento a crianças!

Saudações Psis

Referências

- EFRON, Ana Maria, FAINBERG, Esther, KLEINER, Yolanda, SIGAL, Ana Maria e WOSCOBOINIK, Pola. A hora de jogo diagnóstica. in: OCAMPO, Maria Luisa. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 2001.

- OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças. Summus Editorial, São Paulo, 1980.

10 comentários:

Lila Bür disse...

Simone, adorei o post. Caiu como uma luva na minha situacao. Obrigada e parabens pelo blog!

Simone disse...

Lila, obrigada! É bom saber que o post te ajudou.
Seja bem vinda aqui no "Psi Quê?".

Gisele Alves disse...

Parabéns pelo seu blog, gostaria que visitasse o meu www.psicopedagogiagisele.blogspot.com, também confecciono estas caixas porém para provas operatórias, em breve sairá a caixa lúdica. Seu material me ajudou muito.

Unknown disse...

Humm. eu tb gostei mto... Acabo de copiar a lista para a caixa lúdica, vou começar a atender e estou um pouco insegura... Valeu pela dica!!!

Clariana Cardin disse...

Adorei! Estou montando minha primeira caixa, e ja estava me esquecendo de alguns itens! rsrs
Muito obrigada, Simone!

Anônimo disse...

Olá, Simone!
Colocou a Família Ludica na sua caixa?
Demorei para encontrar uma bacana, mas agora encontrei!Já viu essa nesse site? www.transformarepsicologia.com

Anderson P. disse...

Essa pag me tirou de um sufoco... rs obrigado!

Sueli disse...

Simone, parabéns pela iniciativa!

Logo que me formei encontrei dificuldades para conseguir comprar a Familia Ludica, pois ou estava em falta, ou não tinha uma aparência muito bacana.

Bom, agora que o tempo passou, gostaría de deixar aqui uma dica pra quem estiver a procura desse material. A clínica onde atuo oferece para a venda tanto a Caixa, quanto a Família Lúdica e o material é uma graça!

Ah, o site:
www.transformarepsicologia.com

KolnDoln disse...

Também gostei muito da postagem.
^^
--
Diamon Soul

Unknown disse...

Me salvou! Obrigada!!!